Eixo de crédito
O fortalecimento da agroecologia passa pelo crédito
Acreditar na construção de um futuro melhor é o que define a solicitação e a concessão do crédito na Muká.
Muito além dos números
A Tabôa Fortalecimento Comunitário coordena e opera o Eixo de Crédito da Muká — que, por sua vez, é apenas uma das frentes de fomento ao desenvolvimento rural empreendidas pela organização. Na Muká, o eixo de Crédito dá suporte aos eixos de Produção, Beneficiamento e Comercialização, atendendo apenas agricultores vinculados à Rede Povos da Mata.
A metodologia de crédito da Tabôa parte de um plano de investimento adequado à realidade do(a) agricultor(a), elaborado com a participação deste(a). Além disso, a oferta de crédito é associada ao acompanhamento técnico dos agricultores, contribuindo para qualificação e desenvolvimento de capacidades no campo.
Aqui, o relacionamento estreito com os agricultores orienta, define e dá suporte ao processo de concessão do crédito.
Confiança, solidariedade e planejamento: assim, o crédito dá certo!
Na agricultura familiar, quase sempre, o acesso ao crédito é a única forma de levantar os recursos necessários para investir na área de produção ou para transformar em agroindústria a cozinha onde as frutas da estação são transformadas em geleia, por exemplo.
Embora as linhas de créditos dos bancos tradicionais tenham as melhores taxas, boa parte dos agricultores não consegue acessá-las, por não se encaixar nos critérios, não contar com avalista ou não possuir a documentação exigida. Além disso, entre a solicitação e a obtenção do crédito, podem passar-se meses.
Na Tabôa, o acesso facilitado ao crédito aposta no relacionamento estreito com os agricultores, que recebem apoio do agente de crédito para definir quanto tomar emprestado e planejar a aplicação do montante. Além disso, é possível solicitar o crédito em conjunto em um esquema de “garantia solidária”. Neste caso, forma-se um grupo de três a dez pessoas e todos os integrantes tornam-se avalistas um dos outros.
CRA Sustentáveis*
Após anos de construção da sua metodologia de concessão de microcrédito , a Tabôa inovou com a emissão, em dezembro de 2020, de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) Sustentáveis, um modelo de financiamento que mobiliza capital filantrópico e de mercado, com foco na cadeia de valor do cacau e outros produtos cultivados na integração com a Mata Atlântica, no Sul da Bahia.
O primeiro CRA para agricultura familiar com impacto socioambiental do Brasil captou R$ 1 milhão, disponibilizados em uma linha de crédito mais acessível e flexível a pequenos produtores.
Para terem os contratos aprovados, os agricultores assinaram termo assumindo compromissos socioambientais, a exemplo da não exploração de trabalho infantil ou escravo, não realização de caça predatória e maus-tratos a animais domésticos.
*Informações retiradas do Relatório de Atividades 2020 da Tabôa. Saiba mais aqui.
Resultados
0,48% é a taxa de inadimplência geral da Tabôa
134 agricultores já acessaram o crédito da Tabôa por meio da Muká
930 mil em carteira ativa
930 mil em carteira ativa
485
hectares orgânicos e produtivos impactados pelos créditos concedidos
R$ 893 mil
concedidos a agricultores agroecológicos
Conheça a equipe do Eixo de Crédito
Gabriel Chaves
Coordenador
Tabôa
Iara Amaral
Assistente de Crédito
Tabôa
Marcos Oliveira
Agente de Crédito
Tabôa